Mogi - A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou na tarde de ontem o projeto de lei de autoria do presidente do Legislativo, vereador Marcos Furlan (Pode) e do vereador Francimário Vieira (PL), o Farofa, que cria o Dia do Atirador Desportivo.

A proposta ratifica o dia 3 de agosto, data em que o Brasil conquistou a primeira medalha de ouro de sua história nos Jogos Olímpicos, na edição de 1920, na Antuérpia (BEL). A criação da data permite a realização de palestras, eventos e competições no município para a divulgação da modalidade desportiva.

A proposta recebeu o apoio unânime dos membros da Casa de Leis, e foi mencionada por parlamentares de todo o espectro político. A vereadora Inês Paz (PSOL) foi a primeira a falar, reforçando a importância da valorização da prática do tiro desportivo, mas teceu críticas às políticas do governo federal em facilitar o acesso da população a armas de fogo de diversos calibres, afirmando que a melhoria na qualidade de vida e segurança pública passa por investimentos no aparelhamento, qualificação e contratação de mais agentes para as Polícias Civil e Militar.

O presidente da Câmara, em sua fala, reiterou que o município já conta com dois mil sócios inscritos em clubes de tiro desportivo, e que é fundamental que haja a conscientização entre a prática desportiva e o uso indiscriminado de armas de fogo em situação incompatíveis. "Assim como eu sou professor de artes marciais, sempre peço aos praticantes para que não usem o que aprenderam nas ruas - para o atirador é a mesma coisa. É um hobby, um passatempo ou um investimento no esporte, que conta com competições estaduais, nacionais e internacionais", explicou.

O vereador Farofa, co-autor da propositura, explicou que o tiro desportivo vem tendo um aumento na procura no Alto Tietê, e que visitou estabelecimentos em toda a região, atestando o compromisso de instrutores e proprietários em garantir a segurança na prática do tiro.

Iduigues Martins (PT), ao votar favorável, afirmou que a sociedade deve sempre se preocupar com a má utilização de armas de fogo, e que a flexibilização das leis sobre compra de armas e munições pode permitir o desvio de equipamentos pesados ao crime organizado. O vereador Maurino José da Silva (Pode), o Policial Maurino, reforçou que todos os portadores de armas de fogo que não se enquadrarem nas normas para o tiro desportivo podem e devem responder legalmente por seus atos. A matéria, aprovada pela Câmara, segue para o Poder Executivo para sanção ou veto, e subsequente publicação.

Mudanças

A Casa de Leis também aprovou na sessão de ontem o projeto da Mesa Diretiva, que altera a lei municipal que concede vale-alimentação e vale-refeição aos servidores da Câmara. O texto mantém o recebimento do benefício até a aprovação do novo cartão, cujo contrato de licitação terá início. O projeto foi elogiado como uma medida para garantir o bem-estar dos servidores, em face ao aumento dos gastos com alimentação.