Mogi - Cerca de sete mil estudantes de escolas estaduais da cidade estão aprendendo na prática e de maneira divertida a importância de preservar os recursos naturais e de cuidar do meio ambiente. Eles participam do projeto cultural Cine Eco, que, por meio de sessões de teatro, cinema e workshop, ensina sobre sustentabilidade. O projeto, que termina hoje nas unidades, conta com o patrocínio da NGK do Brasil. A realização é do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Instituto Eco Ambiental e Social (IEAS) através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conhecida como Lei Rouanet.
O Cine Eco começou o dia 2 de agosto e até o momento já atendeu quase cinco mil alunos de escolas da rede pública do Estado do município, escolhidas pela Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes, incluindo também Salesópolis, que recebeu o projeto nos dias 3 e 4 de agosto, reunindo cerca de 900 estudantes da escola E.E. Professora Olga Chakur Farah.
Ao todo, 10 escolas participam do Cine Eco. Em Mogi, a primeira unidade que recebeu o cinema itinerante foi a E.E.Professor Camilo Faustino de Mello, localizada na Vila Oliveira, e reuniu quase 800 alunos. O roteiro de exibições foi definido pela Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes e contempla escolas localizadas nos bairros Jardim Armênia, Nova Bertioga, Jardim Santos Dumont I, Jardim Modelo, Varinhas, Vila Brasileira, Quatinga e Jundiapeba.
Segundo Patricia Henrique, do Instituto Eco Ambiental e Social, esta é a segunda etapa do projeto que acontece no município. A primeira foi realizada entre os dias 21 de junho e 6 de julho, quando estudantes participaram de oficinas de cinema, gravando quatro curtas metragens, exibidos na etapa atual.