Cidades da região iniciam amanhã a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos. Em Ferraz de Vasconcelos, a campanha de imunização acontecerá das 8 às 16 horas no Centro de Saúde II Mário Margarido (CSII) e na Unidade Básica de Saúde (UBSs) da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), das 8 às 20 horas.

As meninas entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos devem tomar a primeira dose da vacina do Papilomavírus Humano (HPV) que também integrará a campanha. O vírus é a principal causa do câncer do colo de útero, o terceiro tipo mais frequente entre as mulheres, depois do câncer de mama e de cólon e reto. Por isso, a incorporação da vacina no calendário nacional tem o objetivo de prevenir o câncer do colo do útero. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. A segunda deve ser tomada seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Para se vacinar é preciso levar a carteirinha de vacinação da criança/adolescente, Cartão SUS/CPF e documento de identidade ou certidão de nascimento. 

Em Itaquaquecetuba, a aplicação das doses também ocorrerá de segunda a sexta, das 8 às 16 horas, sendo necessária a apresentação documento com foto, CPF, comprovante de residência e de vacinação. 

Também seguindo o mesmo padrão de data e hora das outras cidades referente ao funcionamento das UBSs na campanha de vacinação, a Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes realizará no dia 20 deste mês o Dia "D" de Vacinação com todas as unidades abertas das 8 às 17 horas. Para ser vacinado, basta comparecer levando documento, a caderneta de vacinação da criança e do adolescente e comprovantes de vacinação contra a Covid-19, se tiver.

Na cidade de Suzano o atendimento para a vacinação será de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas, nos 24 postos de saúde da cidade. Assim como Mogi das Cruzes, também será realizado o Dia "D" no próximo dia 20, também com aplicação de doses contra o coronavírus a todos os públicos, a partir de 3 anos de idade.

A Secretaria de Saúde de Suzano ressaltou que durante a campanha, pais e responsáveis deverão acompanhar as crianças e adolescentes ao posto mais próximo, entre UBSs e Unidades da Saúde da Família (USFs), para a avaliação da caderneta de vacinação. Na oportunidade, um profissional vai avaliar os registros e garantir a aplicação dos imunizantes faltantes, seja por conta de atrasos ou necessidade de reforço. Para aqueles que perderam o documento, a recomendação é buscar a unidade em que a criança foi imunizada pela última vez e assim solicitar a segunda via ou consultar a situação.

*Texto supervisionado pelo editor.