Alto Tietê - As equipes da Defesa Civil das cidades com maior população no Alto Tietê contabilizaram na manhã de ontem os prejuízos causados pela forte ventania que atingiu a região anteontem.

Segundo as autoridades e especialistas em meteorologia, um ciclone extratropical se formou na costa brasileira, causando ventos fortes que atingiram a faixa entre os estados de Santa Catarina e Minas Gerais.

Em Mogi das Cruzes, a Defesa Civil informou que foi registrado um acionamento por uma queda de árvore na região do Jardim Universo, enquanto que a equipe técnica da Secretaria do Verde e Meio Ambiente registrou cinco eventos de queda de árvore até ontem, nos bairros Jardim Universo, Vila Jundiaí, no Itapeti, Lagoa Seca e Vila da Prata.

Em Suzano, a Defesa Civil atendeu a quatro chamados de queda de árvores nos bairros Jardim Varan, Jardim Revista e Clube dos Oficiais, no distrito do Boa Vista (região norte). Também foi registrado um caso de queda de árvore na Vila Ipelândia, na parte sul da cidade. "Não houve feridos ou danos a propriedades. De acordo com o órgão municipal, a velocidade dos ventos chegou a alcançar 60 km/h", detalhou a administração municipal.

A Prefeitura de Itaquá recebeu chamados para cinco casos de quedas de árvores, e destacou que não houve feridos. A Prefeitura reforça à comunidade que casos de emergência devem ser encaminhados pelo telefone 199 da Defesa Civil.

Em Poá, também foram registrados ventos acima de 60 km/h, que causaram quatro quedas de árvores e um caso de destelhamento em residência, que foram atendidos pelos agentes do município.

Já em Arujá, a municipalidade contabilizou duas quedas de árvores: uma no bairro São Domingos, que comprometeu um poste de uma concessionária de energia elétrica, e outra no condomínio Arujazinho III, além de relatos de queda no fornecimento de eletricidade.

A EDP, concessionária de energia, informou em nota que as chuvas intensas e rajadas de vento desde a manhã de quarta-feira provocaram a interrupção do fornecimento de energia em diversos pontos nas regiões de Guarulhos, Alto Tietê, Litoral Norte e Vale do Paraíba, com mais de 2 mil atendimentos no Centro de Operações Integrado da empresa.

"Diante do aumento significativo no volume de ocorrências relacionadas ao sistema elétrico local, a EDP reforçou o atendimento priorizando hospitais, unidades de Saúde e situações de risco à vida. As equipes de atendimento foram reforçadas, sendo que cerca de 330 equipes técnicas da EDP trabalham ininterruptamente desde o início do temporal para reparar os danos e restabelecer a energia o mais rápido possível", informou.

A concessionária orienta à população que se mantenha longe de fiações soltas, cabos partidos ou galhos e árvores caídas para evitar acidentes. Os canais de atendimento disponibilizados são a página na internet (www.edponline.com.br), o aplicativo EDP Online para smartphones ou tablets, pela central de atendimento (0800-721-0123) ou pelo WhatsApp em (11) 93465-2888.