Alto Tietê - As prefeituras de algumas das cidades do Alto Tietê fizeram ontem um balanço da participação da comunidade no Dia D de Multivacinação contra a poliomielite e outras doenças no Alto Tietê. Os números da cobertura de imunização superaram a marca de 27 mil doses em pelo menos metade da região.
A campanha, iniciada pelos governos federal e estadual, visa a imunização de crianças e adolescentes com até 14 anos contra a pólio, a atualização das cadernetas de vacinação, além da imunização contra o novo coronavírus (Covid-19). A campanha nas unidades de saúde vai até o dia 9 de setembro.
Região
A cidade de Suzano informou, por meio de sua Secretaria de Saúde, que mais de 3,7 mil doses foram aplicadas apenas no sábado em suas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Saúde da Família (USF) - deste total, 1.805 doses foram contra a Covid-19, 1.307 contra a pólio e as demais 593 foram para a atualização do Programa Nacional de Imunização (PNI).
Para o secretário de Saúde de Suzano, Pedro Ishi, a participação da comunidade demonstrou o compromisso com a saúde em escala coletiva. Ele confirmou estudos para um novo mutirão dentro da campanha para a população.
Em Mogi das Cruzes, a pasta da Saúde contabilizou 2.362 doses contra a pólio, além de 1.312 doses contra a Covid-19 e 1.770 atualizações das cadernetas de imunização, totalizando 10.203 unidades administradas apenas no sábado. A secretaria confirmou que está preparando para o próximo sábado ações dedicadas em comunidades como Chácara Santo Angelo e Conjunto Jefferson da Silva.
Já a Prefeitura de Poá informou em nota que 6.032 crianças foram vacinadas contra a polio e outras doenças na faixa de um a quatro anos de idade, e que a Secretaria de Saúde ainda não possui uma nova data de mutirão, mantendo a agenda nos dias de semana nos postos de saúde a partir das 8 horas.
Em Itaquaquecetuba, a Vigilância de Saúde local informou que foram 6.389 doses contra a poliomielite, Covid-19 e outras doenças para a população infanto-juvenil. Para a administração municipal, a adesão foi positiva e superou as expectativas: "Neste momento, a pasta da Saúde está definindo novas estratégias para ampliar o alcance de vacinação", destacou.
O município de Arujá somou 1.261 doses contra a poliomielite. Na visão dos gestores da saúde locais, a adesão esteve dentro do previsto, mas poderia ser maior. "Por ora, o município não realizará novo dia de mobilização, pois todas as UBS e o CEM participam da campanha de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas", concluiu.
Atendimento
Para participar da campanha de vacinação, pais e responsáveis devem apresentar documento de identidade com foto e cartão de vacinação ao posto de saúde mais próximo da sua casa.