Mogi - Mais de 30 jovens alunos de seis escolas da rede pública da cidade participarão da Semana Ubuntu até sexta-feira na Escola Estadual Galdino Pinheiro Franco, em Braz Cubas. Eles são os primeiros no Brasil e na América Latina a serem formados pela Academia de Líderes Ubuntu nas escolas, projeto que conta com apoio da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI). A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Instituto Padre Antônio Vieira, sediado em Portugal.

Desde a última segunda-feira, os estudantes estão participando de vivências para o desenvolvimento do autoconhecimento, autoconfiança, resiliência e empatia. A formação está sendo feita pelos educadores formados na semana passada. Além de se espelhar em lideranças mundiais, como Nelson Mandela e Martin Luther King; os jovens também se conectam com os colegas, respeitando e entendendo as diferenças ao encontrar um lugar comum entre eles.

A integração entre as redes municipal e estadual é um dos destaques do projeto. "É a nossa cidade, nós todos somos mogianos. Não tem que fazer essa diferenciação. A gente tem que dar as mãos e construir juntos uma cidade cada vez melhor", destacou a vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler. A dirigente de Ensino de Mogi das Cruzes Maria Gerlânia Sousa de Lima também destacou a importância da parceria. "A gente tem a visão de que todos podem e devem ajudar quando se trata da gente ofertar e garantir uma educação de qualidade para todos", disse.

Mogi está recebendo o projeto piloto em escolas, a próxima parada da Academia será na Colômbia em outubro. "A gente tá trazendo o projeto para a realidade das escolas e já estamos colhendo frutos. Nossa visão de futuro é levar para todas as escolas da região e do Brasil" disse Eduardo Seidenthal, presidente da Associação Ubuntu na América Latina.