As instituições de Ensino Superior do Alto Tietê se movimentam para o flexibilizar o pagamento de mensalidades durante a pandemia de coronavírus (Covid-19).
O Procon de São Paulo emitiu, na última quarta-feira, uma nota técnica referente às mensalidades com itens semelhantes ao que havia sido determinado para escolas particulares. O documento afirma que o consumidor tem direito à celeridade no atendimento, que as instituições não podem se recusar a responder o pedido de agendamento da reunião de negociação. A nota, no entanto, não determina a concessão de descontos.
Desde parcelamento das mensalidades, até a análise individual da situação do aluno, as universidades afirmam ter tomado medidas emergenciais. A Universidade Mogi das Cruzes (UMC) afirmou que tem acompanhado o "momento difícil" gerado pela pandemia, mas que infelizmente "não será possível conceder descontos". A instituição já disponibilizou o parcelamento das mensalidades de abril e maio via cartão de crédito, no valor integral, sem juros e multa. A UMC ainda destacou o trecho da nota do Procon, desobrigando as instituições a oferecer descontos e abatimentos.
A Faculdade Piaget, em Suzano, também afirmou que adotou mecanismos e canais de comunicação para atendimento aos alunos. A instituição afirmou que uma das medidas para mitigar a inadimplência foi a criação do Plano de Parcelamento Piaget Emergencial (PPP-E), para os meses de abril, maio e junho, que permite ao aluno quitar até 70% do valor da mensalidade. "As medidas trouxeram resultado positivo, com menor inadimplência", concluiu.
Assim também se posicionou Centro Universitário Brazcubas, de Mogi, reforçando que as aulas e os conteúdos - seguem sendo disponibilizados por meio das plataformas. A instituição promoveu a flexibilização do pagamento das mensalidades a vencer, por meio de parcelamento em três vezes, além de negociar o pagamento de títulos vencidos em até dez vezes com isenção de juros e multa. "Para situações extremas, orientamos que esses alunos mais afetados acessem a Área do Aluno e abram um chamado", afirmou.