As chaves do Centro Esportivo do Socorro, na rua Rogerio Tacola, já estão nas mãos da diretoria do Serviço Social do Comércio (Sesc). O próximo passo para a consolidação da unidade na cidade depende agora da Prefeitura de Mogi das Cruzes, que irá desocupar o local dentro de um mês. Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori, o processo de transição depende ainda da transferência da base da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Florestal. Já é certa mudança da base da GCM para o Polo Municipal de Segurança, em Jundiapeba, previsto para ser inaugurado em maio.
O Sesc iniciou a gerência do (ainda) Centro Esportivo do Socorro na quarta-feira passada, quando o prefeito Marcus Melo (PSDB), junto da presença do presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), Abram Szajman, assinou o documento de transferência do terreno.
Segunda o secretário Sartori, a partir de agora, a conservação dos equipamentos e de toda estrutura são de total responsabilidade do Sesc, ou seja, já não há mais esse vínculo com a prefeitura. O titular da Pasta municipal também explicou que uma câmara técnica do Sesc faz visitas semanais ao local onde será instalada a unidade, já com o objetivo de planejar as futuras adequações necessárias. "O Sesc já está levantando a contratação dos funcionários que trabalharão na manutenção do local, enquanto acontece todas as mudanças que ainda precisamos fazer", disse Sartori.
O cronograma de instalação do Sesc já está pronto: após a retirada dos equipamentos e estruturas por parte da prefeitura, a entidade fará as adequações necessárias, depois será iniciado o processo de implantação da administração e, em seguida, as atividades da unidade provisória, já com alguns equipamentos do Sesc.
Sartori reforçou que a expectativa de implantação da unidade é até o final do ano, mas apontou que tudo dependerá do Sesc. "Todos nós queremos ver o começo das atividades no local, mas tudo isso precisa ser bem planejado e executado".
Todas as atividade que eram realizadas no Centro Esportivo do Socorro foram transferidas para outros locais, como o judô, que agora funciona no Pró Hiper do Mogilar. A atividade de ginástica agora ocorre no Parque da Cidade, no bairro Parque Santana, assim como outras atividades que também funcionam no mesmo local.
Aquáticas
O secretário Mateus Sartori explicou que as atividades aquáticas serão as únicas que irão permanecer durante a nova gestão do terreno, sendo somente interrompidas no momento de instalação das novas estruturas do Sesc.
*Texto supervisionado pelo editor.