A possível ida do deputado federal Marco Bertaioli (PSD) para a Secretaria de Estado da Casa Civil - ainda não confirmada pelo político nem pelo governo do Estado - teria como um dos principais interlocutores o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. De acordo com informações apuradas pela reportagem, há uma certa inclinação de Bertaiolli em aceitar o convite do governador João Doria (PSDB), uma vez que a Pasta em questão possui grande prestígio dentro do governo. O posicionamento oficial do deputado Bertaiolli é que ainda não houve qualquer convite ou conversa nesse sentido,
A participação de Vinholli "costurando" - como relatou a fonte procurada pelo Grupo Mogi News - a ida de Bertaiolli ao governo ocorreria pela proximidade que ele possui com o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB). A medida seria uma saída para as divergências entre Bertaiolli e Melo e uma solução para a gestão de Doria.
Vale ressaltar que o cargo de representante da Casa Civil do Estado é de responsabilidade do ministro Gilberto Kassab (PSD), que está licenciado dos trabalhos frente à Pasta. O pedido de licença ocorreu em dezembro de 2018 após Kassab ter sido alvo de uma operação da Polícia Federal depois de uma delação da J&F acusá-lo de receber propina da empresa entre os anos de 2010 e 2016.
Como chefe da Pasta da Casa Civil, Kassab seria um dos braços direitos da gestão de João Doria e um dos responsáveis pela articulação política entre os deputados da Assembleia Legislativa (Alesp) e o Executivo.
Está não é a primeira vez que Doria demonstra interesse em agregar o mogiano junto ao seu corpo de secretários. No inicio de seu mandato, em 2016, o político chegou a convidar Bertaiolli, que, também iniciando seus trabalhos na Câmara dos Deputados, recusou a proposta. Desta vez, de acordo com a fonte, a situação seria diferente, devido ao contexto político local.