A Operação Cata-Treco iniciou a semana na Vila Maria de Maggi, e permanece no bairro até hoje. Em seguida, o caminhão parte com destino à Vila Amorim, bairro em que permanecerá por sete dias, no mínimo. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Suzano, em menos de um mês, já foram coletadas mais de 300 toneladas de materiais inservíveis em sete regiões.
A adesão tem sido grande pela população e os bairros são definidos de acordo com a demanda. Após passar pela Vila Amorim, a programação da Operação Cata-Treco já prevê atendimento na região da Casa Branca, que também compreende os bairros Jardim Caxangá, Jardim da Saúde e Vila Barros. Nesta área, o caminhão permanecerá por pelo menos oito dias.
A equipe passa com o veículo recolhendo móveis, eletrodomésticos, madeira e outros objetos em desuso, exceto restos de construção civil (entulho). Basta que o morador deixe os itens que deseja descartar em frente a sua residência, na calçada.
Os bairros já contemplados até o momento são: Jardim Imperador, Cidade Cruzeiro do Sul, Jardim Márcia, Jardim Suzanópolis, Jardim Monte Cristo, Parque Maria Helena e Vila Maluf.
O trabalho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente deve abranger a cidade toda, conforme cronograma, que pode ser acompanhado na página oficial da Prefeitura de Suzano (http://bit.ly/Cata-TrecoSuzano). Após a coleta, o conteúdo é destinado ao Ecoponto do Parque Maria Helena para o trabalho de seleção e reciclagem.