O comércio, importante setor da economia local, contabilizou saldo positivo em 2019, segundo avaliação da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego (Caged). O setor fechou o ano com um saldo positivo de 89 empregos ou 0,41% na relação entre admitidos e demitidos. 
As estatísticas de 2019 mostram que o comércio e a construção civil foram os únicos setores da economia local que tiveram resultado favorável no emprego no último ano. A boa notícia da expansão das contratações de trabalhadores pelas lojas norteia as expectativas de uma recuperação econômica mais acentuada neste ano.
"Essa retomada das contratações no comércio é fundamental para a sustentação dos negócios, pois é indicador do aumento da confiança de empresários e reflete diretamente na qualidade de vida e rendimento das famílias de nossa cidade", pontua o vice-presidente da ACMC, Silvio José de Moraes. "A expectativa para esse ano é que o movimento de recuperação continue", acrescenta.
Nas vendas, conforme balanço da Boa Vista Serviços, o movimento registrado nos principais centros comerciais do país teve expansão de 1,7%. Em Mogi das Cruzes, as datas comemorativas, impulsionadas principalmente pela liberação dos recursos do FGTS, inflação sob controle e melhoria da confiança do consumidor, foram decisivas para o resultado positivo registrado pelo comércio varejista.
"Este é o segundo ano consecutivo com saldo positivo na geração de trabalho no comércio, setor que responde por 22% dos empregos formais e é o segundo maior empregador na cidade, com mais de 20 mil trabalhadores", constata o vice-presidente da ACMC.