A forte chuva que atingiu a região na noite de anteontem e madrugada de ontem causou vários pontos de alagamento e transtornos para os moradores do Alto Tietê. Uma das cidades mais afetadas foi Itaquaquecetuba, onde foram registrados 124 milímetros de água. Os bairros mais afetados foram Vila Japão, Vila Maria Augusta, Jardim Fiorello, Vila Sônia, Parque Piratininga e a Estrada do Bonsucesso.
A pensionista Albertina Lacerda, 68 anos, moradora da Vila Japão, contou que já passou por problemas com a chuva outras vezes. "Moro na mesma casa há quase 50 anos e sempre que chove muito passamos por isso. Na chuva forte do último mês, perdi meu guarda-roupas, os balcões da cozinha, dentre outras coisas", lamentou.
Além de Albertina, sua filha também mora no local e disse que enfrenta os mesmos problemas. "A minha filha mora nesse bairro, mas em outra casa, e ela já perdeu os móveis várias vezes. Isso não é mais novidade para nós, antes de pagarmos o que compramos, já perdemos de novo", desabafou Albertina.
O desempregado Lucinei Aparecido da Silva, 33 anos, também morador do bairro, disse que apesar dos problemas não quer se mudar. "Eu sou um morador resistente. Gostaríamos que esse problema fosse resolvido, inclusive, já notificamos a prefeitura, mas nada foi feito", relatou.
A Defesa Civil tem atuado nestas áreas e na atenção às famílias que necessitam de apoio e resgate.
Ferraz de Vasconcelos também registrou alto índice de chuva. De acordo com a Defesa Civil do município, o nível de água registrado nos últimos dias foi de 107,5 milímetros, o que provocou um deslizamento de terra no bairro Jardim Nove de Julho e a queda de parte de um muro de uma residência. Também foram registrados pontos de alagamento na manhã de ontem na avenida Brasil, rua Jorge Além, avenida Jânio Quadros e avenida Santos Dumont.
Segundo a Prefeitura de Poá, foram registrados 101 milímetros de água e o sistema de drenagem do município funcionou de forma eficaz, conseguindo conter o acúmulo de água e enchendo o Piscinão. Ainda de acordo com a prefeitura, ocorreram alguns problemas isolados em alguns pontos da cidade.
Já segundo a Defesa Civil de Suzano, a média de pluviosidade do município chegou a 85 milímetros. A prefeitura pede atenção aos moradores dos bairros próximos ao rio Tietê em virtude das comportas da barragem da Penha terem sido fechadas ontem.
Em casos de emergência em Suzano, os moradores devem contatar a central do Plano Verão, pelo telefone 4745-2150.
*Texto supervisionado pelo editor