Nos últimos anos, a tecnologia e a inovação vêm crescendo e sendo implantadas em praticamente todos os setores. Atualmente, o uso mais comum é a utilização de novas tecnologias na vida das pessoas, proporcionando situações de conforto e praticidade nas atividades do dia a dia. Com a chegada de novas ideias e criação de equipamentos sofisticados, a implantação das tecnologias em Mogi das Cruzes, por exemplo, acabou se tornando uma peça fundamental na segurança pública da cidade, empregadas como ferramenta de trabalho para inibir e coibir os crimes.
Com o crescimento populacional do município nos últimos anos, a Prefeitura de Mogi das Cruzes e a Secretaria Municipal de Segurança sentiram que novas medidas tecnológicas precisavam ser feitas. Segundo o titular da Pasta, Paulo Roberto Madureira Sales, novos desafios já estão sendo traçados para o setor, como a aquisição de equipamentos para as viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM), câmeras de monitoramento nos veículos e nos próprios guardas municipais.
"Nós estamos procurando melhorar e ter muitas coisas no município, pensando no bem-estar do cidadão e dos nossos guardas, tendo a tecnologia como uma peça fundamental para isso acontecer. Caso contrário, vamos ficar obsoletos e sem preparo para o que der e vier", resumiu.
Sales também explicou que a tecnologia será fundamental na estrutura dos prédios ligados à segurança que a prefeitura pretende inaugurar ainda neste ano, como a Central de Inteligência da Guarda Municipal, na avenida Miguel Gemma, onde também será construída a sede da Guarda Municipal e a estrutura da Central Integrada de Emergências (Ciemp).
Já o Polo de Segurança, em Jundiapeba, também será equipado para o monitoramento do próprio bairro. O local deve ser uma das bases da Guarda Municipal, com um Centro de Formação e Treinamento, incluindo um espaço para a prática de tiro e para o adestramento de cães.
"O novo centro e o polo terão diversas tecnologias de monitoramento e acompanhamento que poderão auxiliar os moradores de cada região onde as unidades serão implantadas, como Jundiapeba e a região de Cezar de Souza", apontou o secretário Sales.
Mesmo com o planejamento do futuro, o dirigente explicou que Mogi já trabalha com diversas tecnologias para auxiliar na segurança dos moradores, como a Ciemp, que possui 106 câmeras de monitoramento espalhadas pela cidade, 420 câmeras nos equipamentos da prefeitura e diversos outros equipamentos para observação do que acontece no município.
O trabalho do Ciemp funciona 24 horas, com uma equipe de 30 profissionais atuando na central que funciona na prefeitura. Durante todo o dia, as equipes da GCM e da Polícia Militar (PM) observam cada movimento na cidade, por meio de diversas imagens capturadas pelas câmeras espalhadas pela central. O principal recurso dos equipamentos é a aproximação, em torno de 800 metros, com alta definição, de imagens que possam identificar rostos e placas de veículos.
Estes equipamentos são utilizados diariamente em situações de controle de criminalidade e violência, prevenção de acidentes e calamidades públicas, violação do patrimônio público, controle de chuva e outras situações.
* Texto supervisionado pelo editor.