Os alunos que se prepararam durante o ano para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começaram a conferir as notas por meio do portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Muitos esperavam ansiosamente pelos resultados, enquanto outros optaram por aproveitar as férias tranquilamente sem se preocupar com as notas. As provas são feitas anualmente pelo Inep e oferecem a oportunidade de bolsas parciais ou integrais em universidades do país.
O aluno Elton Correa da Silva, de 22 anos, fez o Enem no ano passado e estava ansioso para conferir os resultados. Apesar de ter mais afinidade com as matérias da Língua Portuguesa, ele obteve melhor desempenho nas questões de Ciências Exatas. "Depois da redação, a minha melhor nota foi em Matemática. Acredito que minha nota da redação vai me ajudar muito na média final. Eu já estou cursando Jornalismo, mas sigo em busca de uma bolsa integral para continuar a graduação", acrescentou.
Já a aluna Vitória Santos da Silva, 17, contou que ela e os pais estavam curiosos para verificar as notas. Apesar da expectativa em ingressar na universidade neste ano, a aluna afirmou que já tem outros planos, caso não consiga. "Eu pretendo cursar Engenharia Química, mas, se eu não iniciar a graduação neste ano, vou optar pelo curso técnico. No Enem, a minha maior nota foi na redação, e eu fiquei bem feliz com este resultado", disse.
O Inep divulgou ontem que quatro pessoas do Estado de São Paulo alcançaram a nota máxima na redação da última prova do Enem. No entanto, sabe-se apenas que três são homens e uma é mulher. Até ontem, ainda não havia detalhes.
*Texto supervisionado pelo editor.