Os moradores da casa número 330 da rua Antônio Bernardino Correa, no Jardim Juliana, em Ferraz de Vasconcelos, têm um motivo a mais para se consternar com a morte do apresentador Augusto Liberato, 60 anos, o Gugu. Isso porque em julho de 2002, os donos do imóvel, que ficou conhecido em todo o Brasil após a "aparição" da silhueta de uma santa na janela, Ana Maria de Jesus Rosa e o seu marido, Antônio José Rosa, receberam o artista em casa. Na ocasião, Gugu apresentou o Domingo Legal, ao vivo, direto da residência. Cerca de 60 mil pessoas se aglomeraram na rua para verde perto o apresentador e a "Santa da Janela". Gugu morreu após sofrer uma queda de quatro metros de altura em sua casa, em Orlando, nos EUA, na semana passada (veja mais na página 8).
"O Gugu foi muito legal com a gente aquele dia. Ele nos deu muito apoio em relação à aparição da santa aqui na janela. Foi um domingo especial. Fiquei muito triste quando soube da morte dele na semana passada porque a gente acaba lembrando do dia em que ele esteve aqui, com a minha família", relembrou Antônio Rosa.
Na tarde de ontem, mesmo com a fina garoa, estava marcado para às 18 horas - assim como ocorre todos os dias - um terço a ser rezado por fiéis da Igreja Católica. Colada à casa 330 vive a irmã do proprietário, a dona de casa Maria Lurdes de Jesus. Ela disse que no dia em que Gugu esteve na casa do irmão havia um grande tumulto e, neste caso, o apresentador quase não teve a oportunidade de sair na calçada para falar com o povo. "Isso aqui (mostrando a rua) estava tomando de gente. Quem estava fora não conseguia entrar e quem estava dentro não saia", contou.
A reportagem constatou que a imagem no vidro ainda está lá. Na garagem, os proprietários montaram uma espécie de altar. Uma bíblia sagrada sobre a mesa, crucifixo, e cadeiras empilhadas, provavelmente usadas nas orações diárias e nas missas mensais celebradas naquele espaço. "Foi meu filho, na época com 10 anos, e o filho do meu irmão, com um outro amiguinho, que descobriram a imagem e foram contar para os adultos. Eu creio muito", finalizou Maria Lurdes.
Na época, peritos concluíram que a mancha na janela é resultado de uma reação química que teria ocorrido na hora em que o vidro foi formado, uma espécie de defeito de fabricação.
O apresentador Gugu começou a ser velado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no final da manhã de ontem.