A demanda antiga por melhorias em espaços públicos, em especial nos parques da cidade, voltou a ser discutida na Câmara Municipal, desta vez com foco nas condições do parque Botyra Camorin Gatti. Durante sessão ordinária, o parlamentar Marcos Furlan (DEM) criticou a medida adotada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes de fechamento dos banheiros do parque aos finais de semana, com a justificativa que tal medida foi adotada como forma de evitar atos de vandalismo e consumo de drogas.
"A situação por lá é critica. Tem estas questões dos banheiros, as condições dos bebedouros, o mato que está alto. O fechamento dos banheiros é um convite ao munícipe a não ir ao parque", ressaltou o vereador Furlan, presidente da comissão de Cultura, Esporte e Turismo da Casa.
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) confirmou a adoção da medida de fechamento dos banheiros do parque como forma de evitar más condutas. "A orientação para os frequentadores do parque é a utilização dos banheiros do Terminal Estudantes, que fica ao lado do parque Botyra", informou a administração municipal, em nota.
Outros parlamentares, como o vereador Emerson Rong (PL) disse que uma possível solução para evitar o vandalismo nos banheiros aos finais de semana seria o estabelecimento de uma parceria com a Guarda Municipal para intensificar os trabalhos no local. "Além disso, precisamos de conscientização da população, para que entendam que este equipamento também é deles", completou o vereador.
A administração municipal, por sua vez, disse que a Guarda Municipal realiza rondas periódicas no parque, com a abordagem de pessoas em atitudes suspeitas e flagrantes registrados. (F.A.)