Arujá e Suzano foram as duas únicas cidades, até o momento, a registrar uma aumento nos casos de sarampo neste começo de semana. Enquanto o primeiro município confirmou três novos casos, o segundo informou ter diagnosticado apenas mais uma pessoa com a doença. Com esses dados, Arujá possui 13 registros, enquanto Suzano tem sete. Somadas, as cidades que compõe o Alto Tietê confirmaram 85 casos da doença. 
Em Mogi das Cruzes os casos de sarampo não tiveram crescimento, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Conforme publicado pelo Grupo Mogi News na semana passada, a cidade tem 18 habitantes com a doença. Por sua vez, Itaquaquecetuba, que possui um número muito próximo ao de Mogi, também manteve a quantidade de pessoas com a o contágio: 17. Os municípios de Ferraz de Vasconcelos e Poá também mantiveram os índices anteriormente divulgados. O primeiro continua com seis casos e o segundo com sete.
No início do mês retrasado, o Ministério da Saúde alertou a urgência em vacinar os bebês de seis a 12 meses contra a doença. A dose está disponível em todos os postos de saúde e unidades do Programa Saúde da Família (PSF) de cada cidade da região. É obrigatória a apresentação da caderneta de vacinação e documento de identificação.
O Estado de São Paulo tem 39 cidades com vacinação recomendada nesta faixa etária. A dose extra da vacina protege contra o sarampo, a caxumba e rubéola, mas não substitui o calendário normal. Desta forma, depois dessa dose, os pais precisam levar as crianças aos 12 e 15 meses para novas vacinações.
*Texto supervisionado pelo editor.