Registros de casos confirmados de sarampo em Mogi das Cruzes têm preocupado os moradores da cidade. Recentemente, o município entrou para a lista dos 39 com surto ativo da doença. Nas ruas, os mogianos também acreditam que a vacinação é o melhor caminho de se proteger da doença. 

Esperando o atendimento no Posto de Saúde, o professor Cristiano Fernandes, de 31 anos, afirmou que já havia recebido três doses da vacina, mas resolveu verificar se ainda precisaria de mais alguma. “Eu não me lembro da última vez em que Mogi teve casos de sarampo e nem o aumento dos índices, então, por precaução, vim verificar se estou em dia com as vacinas”, disse.

O autônomo Keliton Garcia, 32, estava com a filha e disse que todas  as suas vacinas e as da filha estão em dia. “A prevenção é muito importante, principalmente para as crianças. Eu até que não me preocupo muito comigo, mas com ela eu estou sempre tomando os maiores cuidados”, explicou.
A auxiliar administrativo Luana Aparecida, 35, também tem uma situação bem parecida: está com a carterinha de vacinação atualizada. “Como já estamos prevenidos, eu não fico preocupada quando aparecem esses casos. Mas, se precisarmos tomar o reforço, com certeza faremos isso”, concluiu.

O Ministério da Saúde realizou anteontem um alerta de vacinação contra o sarampo para os pais e responsáveis que pretendem viajar com crianças menores de um ano de idade para algumas regiões do Estado consideradas com surto ativo da doença. De acordo com o órgão, Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes estão na lista dos 39 municípios com essa classificação.
 
*Texto supervisionado pelo editor.