Três casos de sarampo foram confirmados ontem pela Secretaria de Saúde de Arujá. De acordo com informações divulgadas pelo município, até a semana retrasada não havia nenhum registro confirmado. Por enquanto, as informações pessoais dos infectados, como o sexo, a idade e o bairro em que residem, ainda não foi informado pela prefeitura. O Alto Tietê já contabiliza 11 casos confirmados.
Outra cidade que também tem confirmações de sarampo é Itaquaquecetuba, totalizando quatro registros da doença. O número é o mesmo da última divulgação feita pelo Grupo Mogi News e, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a quantidade ainda não foi alterada.
Em Mogi das Cruzes, duas pessoas já foram registradas com sarampo e o número também está mantido desde o penúltimo balanço informado pela Secretaria Municipal de Saúde. Em Suzano, existem dois casos de sarampo, o número também é o mesmo que já foi notificado na última publicação da reportagem sobre os índices da doença na região. As cidades de Biritiba Mirim, Santa Isabel e Poá não possuem nenhum caso confirmado da doença.
As pessoas com idade entre 15 e 29 anos estão inseridas no grupo prioritário para imunização por estarem na faixa etária considerada mais vulnerável à infecção, de acordo com a pasta municipal de Saúde. Quem tem menos de 29 anos precisa obter as duas doses registradas na caderneta de vacinas e, a partir dessa faixa etária, deverá ter ao menos uma dose.
Caderneta
Os responsáveis da saúde orientam a população não apenas a aderir à vacina, como também devem verificar a situação da caderneta de vacinação. Caso algumas pessoas tenham dúvidas se já receberam a imunização ou não, basta se certificar por meio da caderneta. Caso não possua mais, a pessoa deve ser imunizada.
* Texto supervisionado pelo editor.