O 37º Grupo Escoteiro Suzano completa dez anos de atuação na cidade neste mês. Para comemorar a data, a instituição, que integra a União dos Escoteiros do Brasil (UEB), promoverá um jantar dançante no próximo dia 10 (sábado), na sede do Rotary Suzano Sul, no Jardim Santa Lúcia. Além de festejar a década de atividades, a entidade quer arrecadar fundos para comprar um radioamador para que os jovens possam se comunicar com escoteiros de todo o País e também do mundo.
"Convidamos a todos para que participem do nosso jantar que terá como tema os anos 60, 70 e 80. O Rotary Sul é nosso parceiro antigo e está realizando conosco essa festa. Temos a meta de conseguir comprar um rádio usado para as atividades do grupo, assim poderemos participar do maior evento da fraternidade escoteira do mundo que acontece por meio de estações de radioamador", destacou a diretora presidente do 37º Grupo Escoteiro, Giovana Ferronatto Moreno.
Em Suzano, o grupo conta com cerca de 70 crianças, adolescentes e jovens inscritos que integram as equipes de lobinhos (de 6 a 10 anos), escoteiros (de 11 a 14 anos), escoteiros seniores (15 a 17 anos) e pioneiros (18 a 21 anos), além dos chefes que promovem e organizam as atividades que ocorrem todos os sábados na área do Tiro de Guerra de Suzano, na região da Casa Branca.
"Resolvi criar o grupo há dez anos quando me mudei com a minha família para Suzano. Sempre fiz parte do Movimento Escoteiro e achava que a cidade deveria ter o seu grupo. Consegui reunir antigos chefes e plantamos essa semente. Fico muito feliz em saber que essa ação dá belos frutos até hoje", disse o fundador e antigo diretor presidente do 37º Grupo, Ademilson Freire.
"Existiram dois grupos escoteiros na cidade antes do 37º. Ao longo desses dez anos conseguimos atuar com muita dificuldade, mas também com muita dedicação. Antes nossa sede era no Parque Municipal Max Feffer, até que conseguimos a permissão de uso da área do Tiro de Guerra e agora nossa meta é nos tornarmos entidade de utilidade pública, pois assim teremos condições de conseguir apoio financeiro", detalhou o também fundador e chefe do grupo de Suzano, Galileu Ramires Godoy, o Chefe Magayver.
Segundo ele, o Movimento Escoteiro precisa ser incentivado e apoiado na cidade. "Trabalhamos aspectos morais, cívicos, religiosos e patrióticos, todos muito importantes para a formação de um cidadão".
Rotary Sul
Por saber da importância das atividades dos escoteiros, o Rotary Suzano Sul é um dos apoiadores do grupo. "Reconhecemos o valor do trabalho deles e também a falta de apoio, por isso nós assumimos a realização desse jantar", explicou Fernanda Diaferia, responsável pela imagem pública da entidade.
Os convites podem ser adquiridos na sede do Rotary Sul, na rua Shimpei Sayama, 334, ou diretamente com a diretora presidente pelo telefone 99192-7130.