Hoje é dia de comemorar com aquele que geralmente faz a vez de protetor e que às vezes se torna até preocupado demais, porém tem um amor imensurável pela família e nunca deixa de pensar no melhor para os filhos. Muitos seguem caminhos que já foram trilhados pelos próprios pais, levando a diante, muitas vezes, o negócio da família e herdando profissões. É o caso do fotógrafo Kenzo Urano, de 37 anos, que faz parte da terceira geração da família que atua com fotografia. A história teve início pelos avós paternos dele há mais 70 anos, em Suzano e desde os 13, Kenzo obteve contato com a fotografia trabalhando na loja dos familiares
"Tudo ficou mais intenso quando abrimos a segunda loja da família em 2000, que resultou no meu próprio estúdio. Há 19 anos registramos os momentos mais felizes de famílias, desde ensaios profissionais de gestantes, crianças e até a cobertura de eventos sociais", afirmou. Ainda de acordo com o fotógrafo, o pai sempre foi uma grande referência de empresário e homem.
O mesmo aconteceu com o advogado Rogério Tarento, 44, que deu continuidade à profissão exercida pelo pai. Ele em contato a advocacia desde os 13 anos, quando fazia trabalhos auxiliares no escritório do pai. O incentivo da figura paterna foi fundamental para o crescimento não só na carreira como também na formação pessoal.
"Me apaixonei pela advocacia desde pequeno, sempre acompanhei meu pai, e acompanhei a forma responsável como atendia as pessoas, procurando sempre servir da melhor forma, e debruçar em cima de cada caso para apresentar a melhor solução para o cliente. Meu pai sempre foi um batalhador. Foi presidente da OAB da subseção de Poá, e posteriormente, fundador e primeiro presidente da OAB de Poá", disse.
E as histórias não param por aí, Rogério relatou que existem grandes chances dos filhos também entrarem para a lista das gerações que seguem os passos da família. Os diálogos sobre caminhos da profissão, a história familiar, e as necessidades da continuidade ao trabalho fazem parte e assuntos com os pequenos.
O reflexo da paternidade na vida profissional também está presente no cotidiano dos dois filhos do comerciante Augusto César, 53. Dono de uma loja de materiais para construção, César sempre incentivou os filhos a seguirem o mesmo e afirmou que é muito importante deixar um legado para os dois e, por isso, ampliou os comércios. Atualmente são três lojas, um para cada filho e claro, outra aos cuidados do pai.
A relevância na vida dos filhos se tornou um exemplo de persistência, garra, força de vontade, empreendedorismo e humanidade. Isso tudo não poderia resultar em algo diferente ao sucesso.
Neste Dia dos Pais, além de presentear uma das pessoas que mais oferece apoio aos sonhos, é necessário relembrar todas as ações já feitas por ele", finaliza.
*Texto supervisionado pelo editor