A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos capacitou na manhã de ontem diretores de escolas estaduais sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A ação, que ocorreu no anfiteatro do Palácio da Uva Itália, na Vila Romanópolis, foi uma parceria com o Estado e está dentro das iniciativas propostas pelo Programa Saúde na Escola. O próximo passo é tratar o assunto diretamente com os alunos da rede estadual que tenham a partir de 12 anos de idade.
Na oportunidade, foi apresentada aos diretores a mesma palestra que deverá ser ministrada nas escolas em um segundo momento. Com ela, os servidores puderam aprender mais sobre as ISTs, englobando o diagnóstico, tratamento, tipos e como evitá-las. De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde do município, Karina Rente Isidoro, fazer esta apresentação primeiro aos diretores é importante para que quando a ação for direcionada ao aluno, a equipe gestora da escola esteja falando a mesma língua.
Vale destacar que, ainda segundo a coordenadora, a partir dos 12 anos já é permitido que o jovem faça testes rápidos de ISTs sem que seja necessário a autorização dos pais ou responsáveis. "Também por isso vamos levar estas ações às escolas. Além de promover a conscientização e conhecimento, conseguimos levar os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites", disse Karina Rente.