No momento de escolher um gestor para administrar a cidade, os munícipes prezam por aqueles que têm como prioridades três áreas essenciais: Educação, Segurança e a Saúde. Amanhã é celebrado o Dia Nacional da Saúde e a reportagem do Grupo Mogi News de Comunicação conversou com os secretários da pasta do Alto Tietê para conhecer quais os principais avanços e desafios de cada localidade. A data é comemorada todo dia 5 de agosto e tem como objetivo mostrar para a sociedade a importância de se cuidar da saúde e adotar novos hábitos, principalmente, preventivos.
Em Mogi das Cruzes, por exemplo, para o secretário Francisco Bezerra, a Saúde é sempre um desafio para qualquer administração pública, mas garante que no município, a área é estruturada e conta com a participação de equipes técnicas capacitadas. Ao todo, há 68 equipamentos e serviços que realizam aproximadamente 3 milhões de atendimentos, conforme dados da administração do ano passado. "A Prefeitura de Mogi não para de investir em novos serviços, que são projetos de acordo com as demandas. Já está em andamento a construção da terceira Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, no Distrito de Jundiapeba, complementando e fortalecendo o atendimento de urgência e emergência na cidade. No bairro do Rodeio, ao lado da UPA, estamos finalizando o processo de licitação para escolha da empresa que será responsável pela construção do Complexo Integrado de Saúde", explicou o chefe da pasta. A cidade ainda deve receber uma grande obra, que será da Maternidade Municipal, em Braz Cubas.
Para o vice-prefeito e secretário de Saúde de Poá, Marcos Ribeiro da Costa, o Marquinhos Indaiá, a área é prioridade no município. Atualmente, o Executivo iniciou a construção do Pronto Atendimento Infantil Saúde da Criança, na Vila Açoreana, espaço que contará com pediatras 24 horas atendendo crianças de zero a 14 anos, 11 meses e 30 dias. "Queremos um trabalho de excelência, humanizado e transparente", disse. Um dos avanços para Poá foi a conquista do atendimento na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) de Mogi e a inauguração do Centro Municipal de Especialidades.
A melhoria nos equipamentos e atendimentos é considerada um avanço para Arujá. De acordo com a Secretaria de Saúde, a abertura do Centro de Especialidades Médicas e a melhora dos atendimentos nos Prontos Atendimentos e Maternidade garantiram maior qualidade aos pacientes, mas ainda é preciso diminuir o tempo de agendamento de consultas e exames. Já em Biritiba Mirim, os desafios são a implantação do Estratégia Saúde da Família (ESF) no bairro do Castelano e um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que está em análise.
Em Ferraz de Vasconcelos, um dos aspectos considerados benéficos é a recente chegada de sete médicos do Programa "Mais Médicos", o que aumentará o cobertura dos pacientes atendidos.