Para estimular o conhecimento sobre a esclerose múltipla, a organização Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME) realizou com o Grupo Alto Tietê de Esclerose Múltipla (Gatem) um passeio ciclístico pela cidade anteontem. 
O evento que reuniu cerca de 150 pessoas foi realizado em prol do mês nacional de conscientização da esclerose múltipla, que é conhecido como Agosto Laranja. A concentração foi no Parque Botyra Camorim Gatti, na Vila Mogilar. De lá, os participantes pedalaram pelas principais ruas e avenidas de Mogi. "A intenção é expandir o evento para atrair ainda mais interessados", destacou o assistente administrativo do Gatem, João Marcos.
O projeto, que está na sua segunda edição em Mogi das Cruzes, ocorre em mais de 15 cidades, atingindo cerca de 3,5 mil pessoas. O objetivo do evento é fazer um alerta sobre a doença que, atualmente, afeta mais de 40 mil pessoas em todo o Brasil. Segundo os organizadores, a  união do ciclismo e informações sobre prevenção foi uma forma de conscientizar as pessoas em relação à doença. 
Além da ação efetiva, o evento também estimulou a arrecadação de alimentos. Ao todo foram 500 quilos de donativos que serão doados para entidades assistenciais de Mogi das Cruzes.
Esclerose
A esclerose múltipla é uma doença auto-imune que age de forma inflamatória no sistema nervoso central. Trata-se de uma doença crônica e ainda sem cura.
Segundo especialistas, a esclerose atinge a bainha de mielina (capa que envolve todos os axônios) que recobre os neurônios e isso compromete a função do sistema nervoso. Os sintomas são variáveis e se manifestam de formas diferentes de uma pessoa para outra. 
*Texto supervisionado pelo editor