O primeiro dia de recesso parlamentar foi movimentado na Câmara de Itaquaquecetuba. Dez vereadores decidiram se reunir na sede do Legislativo para discutir o reajuste da tarifa do transporte público municipal, aprovado pela prefeitura na sexta-feira. Os parlamentares protocolaram, ontem, um documento cobrando justificativas do prefeito Mamoru Nakashima (PSDB) sobre o aumento, que fez a passagem de ônibus na cidade passar de R$ 4,10 para R$ 4,40, ficando 7,31% mais caro.
No documento consta que a empresa Quatai, prestadora do serviço de transporte público em Itaquá, não tem oferecido um trabalho de qualidade, como foi comprovado por uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) da câmara no final do ano passado; que o prefeito havia garantido não aumentar as tarifas; que o processo administrativo que trata do aumento não foi enviado para a apreciação dos vereadores; que a autorização ocorre com apenas seis meses de operação da Quatai na cidade; entre outras informações que não justificariam cobrar mais dos usuários deste tipo de transporte neste momento.
O documento solicitando informações foi assinado pelos vereadores Adriana do Hospital (PSDB), Armando Neto (Patriota), Santiago (PSD), Cesinha da Associação (Avante), David Neto (PPS), Edson da Paiol (Podemos), Vandão Estouro (PSD), Elinho (Avante), Pelé da Sucata (PSDB) e Valdir da Farmácia (PSD).