Os quatro municípios mais populosos da região do Alto Tietê - Ferraz de Vasconcelos, Suzano, Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba - não se mostraram preocupados, no que diz respeito a prejuízos para a população, diante da decisão do Ministério da Saúde sobre a suspensão na entrega de alguns medicamentos.
O órgão não tem mais parceria com 19 Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDPs) para a elaboração de 16 medicamentos e da vacina tetra vial, que é distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com as prefeituras, a ação não vai afetar negativamente a região.
A etapa atual do Estado permite que os laboratórios públicos apresentem medidas para reestruturar o cronograma de ações e atividades. Desde 2015, 46 PDPs passaram por processos de suspensão. Atualmente, 87 parcerias estão vigentes. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, as PDPs são suspensas por fatores como: decisão judicial; desacordo com o cronograma e a falta de avanços esperados.
A Secretaria Municipal de Mogi informou à reportagem que apenas a insulina e a vacina tetraviral são distribuídas pela prefeitura, e que os demais medicamentos dispostos no o anúncio fazem parte da listagem especial do governo do Estado. Além disso, até a última segunda-feira, a cidade não havia recebido nenhuma notificação do Estado sobre a suspensão. De acordo com a pasta, todos os estoques dos itens de distribuição municipal estão em dia.
O município de Suzano também afirmou que está aguardando uma posição oficial do Ministério da Saúde sobre o assunto, e que instâncias superiores ainda não foram definidas. Em nota, a Secretaria de Saúde da cidade também esclareceu que os medicamentos da lista são de componente especializado de Mogi, com exceção da insulina, a qual Suzano conta com estoques para atendimento.
Já a Secretaria Municipal de Saúde de Itaquá alegou que o Ministério da Saúde enviou uma nota a todas as cidades alertando que está tomando as providências para que não falte nenhum medicamento aos municípios e que, na cidade, os estoques também estão abastecidos.
Para a Assistência Farmacêutica de Ferraz, o governo estadual informou que não haverá desabastecimento e que isso apenas abrirá a concorrência para outras empresas. De acordo com o município, os dados mais atualizados indicaram que foram aplicadas 518 doses da vacina tetraviral e que os estoques ainda comportam 444 doses. Os estoques seguirão conforme o padrão, com aproximadamente 80 aplicações mensais. Poá também alegou que não será afetado.
*Texto supervisionado pelo editor.