O prédio da Prefeitura de Mogi das Cruzes recebeu ontem o altar em homenagem à Santana, padroeira da cidade. A solenidade, que antecede a abertura da festa em homenagem à avó de Jesus Cristo, contou com a presença do prefeito Marcus Melo (PSDB), da presidente do Fundo Social, Karin Melo, dos festeiros e capitães de mastro.
A Festa de Santana, que será aberta hoje, é uma das mais tradicionais comemorações religiosas da cidade, com atividades religiosas e quermesse. A abertura da festa acontece às 18h30, com o hasteamento do mastro na praça Coronel Benedito de Almeida. Às 19 horas, o bispo Dom Pedro Luiz Stringhini, celebra missa na Catedral de Santana.
"Mogi das Cruzes é uma cidade que cresceu ao lado de sua catedral e, com o tempo, manteve suas tradições. Hoje, estamos aqui para lembrar a nossa padroeira", destacou Melo.
O pároco da Catedral de Santana, padre Claudio Delfino, fez a bênção do altar e destacou características de Mogi das Cruzes. "Congrega vários elementos. De cidade grande, ligada a São Paulo, e de cidade tranquila, de interior, que mantém viva suas tradições", pontuou.
Os festeiros da edição deste ano serão Walter Zago Ujvari e Mariany Vicco de Oliveira Ujvari, enquanto os capitães de mastro serão Wilson Godoy Toledo e Silvania Aparecida Ruiz. No dia 26 de julho, Dia de Santana, acontecerá o encerramento da festividade, com a tradicional procissão que percorre ruas da área central, às 16 horas, e retorna à catedral, para a última missa.