Enfermeiros estiveram na Central de Transporte Sanitário (CTS), entre ontem e anteontem, oferecendo testes rápidos de hepatites virais para os funcionários do setor e pacientes de hemodiálise. Na oportunidade também foram distribuídos preservativos e informativos com dicas de prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
A hepatite é uma inflamação do fígado que compromete seu funcionamento normal, pode ser causada por vírus, bactérias, álcool, drogas e alguns medicamentos. Existem diferentes tipos, entre eles: hepatite A, hepatite B, hepatite C, hepatite D ou hepatite E.
O diagnóstico é feito por meio de exames específicos de amostras de sangue para identificação do tipo de vírus que causou a hepatite. Os testes são indicados para qualquer pessoa que manteve relação sexual sem uso de camisinha; teve alguma infecção sexualmente transmissível ou tuberculose, ou compartilhou agulhas ou seringas.
Para a prevenção, é indicado tomar as vacinas; usar camisinha nas relações sexuais; não compartilhar escova de dente, lâminas de barbear ou de depilar; usar seus próprios instrumentos de manicure e pedicure; não compartilhar agulhas e seringas e exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagens, piercings, maquiagem definitiva, serviços de saúde, procedimentos médicos, odontológicos e de hemodiálise.
Atendendo à Campanha Julho Amarelo, a Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Sociedade Beneficente Caminho de Damasco (SBCD), tem trabalhado para conscientizar a população sobre os fatores de riscos às diversas doenças que podem ser evitadas, aumentando a qualidade de vida.