A proposta inserida no Plano Diretor de Mogi das Cruzes para a implantação de uma área industrial na recém-inaugurada avenida das Orquídeas, via que liga os distritos de Braz Cubas e Jundiapeba, anima as associações do município. A reportagem conversou ontem com a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), a Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão (Agestab) e a diretoria regional do Ciesp Alto Tietê. As entidades destacaram aspectos positivos caso a proposta seja concretizada.
No sábado passado, o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Cláudio de Faria Rodrigues, informou a proposta durante uma audiência pública do Plano Diretor, realizada na prefeitura. Na ocasião, ele destacou que a dimensão de área na avenida permite que existam espaços multifuncionais, ou seja, que possam absorver, de forma integrada, áreas habitacionais, comerciais e industriais.
A ACMC avalia que o comércio crescerá nos distritos de Braz Cubas e Jundiapeba, por onde a nova via passa. "A avenida das Orquídeas, desde a sua concepção, é uma aposta de desenvolvimento econômico para a cidade, numa região de grande potencial pela ligação com outros municípios e por estar no eixo do Rodoanel", informou a entidade. Além disso, a associação também lembra que os dois distritos são populosos e a chegada das indústrias atrairá novos negócios.
A opinião também é compartilhada pela Agestab, que apoia a criação de novos polos industriais na cidade, principalmente pela retomada do crescimento econômico, que depende do desenvolvimento industrial. "A Agestab ressalta que, concomitantemente à implantação do novo polo industrial, a prefeitura precisa continuar a buscar meios de oferecer a infraestrutura para que o Taboão se desenvolva", lembrou.
Para o diretor do Sistema Fiesp/Ciesp no Alto Tietê, José Francisco Caseiro, há grande expectativa de expansão industrial. "A abertura desse corredor viário, acompanhado de outras ações para tornar a região atrativa para os investidores, deverá trazer um grande desenvolvimento, já que, quando novas indústrias se instalam, há naturalmente um incremento também do comércio e do setor de serviços", estimou.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Clodoaldo de Moraes, é viável a implantação de um polo industrial na região da avenida das Orquídeas, no entanto, é preciso se atentar aos impedimentos ambientais. Além disso, ele também ressalta a importância da localização da área, que está próxima a rodovias importantes que ligam a região com a capital paulista. "A prefeitura oferece diversas facilidades para as empresas, temos a Lei de Incentivo Fiscal, a isenção de impostos, tudo isso para atrair as empresas. Com isso, temos a geração de emprego e acredito que o local atrairá diversas empresas com novas operações na cidade", afirmou.