O prefeito de Poá, Gian Lopes (PL), o secretário de Obras Públicas de Poá, Augusto de Jesus e o prefeito de Suzano e presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), Rodrigo Ashiuchi (PL), se reuniram ontem, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, com o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, para solicitar apoio do governo para que o Banco Itaú não encerre as atividades em Poá.
A reunião faz parte das tentativas da prefeitura para que o Itaú fique na cidade, pois a sede, que é responsável pelas operações de cartões e leasing, garante, aproximadamente,
R$ 157 milhões ao município por meio do Imposto Sobre Serviços (ISS), o equivalente a 40% do valor do orçamento anual de Poá.
De acordo com o prefeito, foram apresentados dados ao secretário Vinholi sobre o banco e sua migração para outro município, que pode resultar em uma redução drástica em todos os serviços públicos. "É notório o comprometimento do governador João Doria (PSDB) com uma estratégia relacionada às ações de desenvolvimento social e por isso solicitamos a intermediação dele pela permanência do Banco Itaú em Poá, ao menos por um período de transição, para junto prosseguirmos trabalhando pelo bem da nossa população", concluiu.
Para o prefeito de Suzano, o encontro aconteceu, também, para explicar que não é só Poá que será prejudicada."A saída do Itaú vai reduzir muito o orçamento e, consequentemente, isso vai gerar uma pressão pelos serviços das cidades vizinhas", ressaltou o presidente do Condemat.
Reunião
Na semana retrasada, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Poá (Acip), Rodolfo Zaharansky, havia afirmado durante manifestação em prol da permanência da instituição, que a Câmara dos Vereadores de São Paulo, junto com o Itaú e a prefeitura, poderiam ter uma reunião na semana que vem para resolver a situação. Já na semana passada, o vereador e presidente da comissão que acompanha a saída do banco, Lázaro Borges (Pros), afirmou também que uma futura reunião poderá definir uma possível permanência da empresa na cidade.
*Texto supervisionado pelo editor.