Apesar de ter duração menor do que a convencional, devido aos trabalhos da sessão extraordinária referente à discussão e votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a sessão ordinária de ontem da Câmara de Vereadores foi marcada pela aprovação do Plano Municipal de Educação para este ano e o próximo exercício.
O plano, que possui 25 laudas e que foi elaborado pelo Conselho Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, também foi aprovado por unanimidade na Casa de Leis.
Entre as principais diretrizes do plano estão a erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, superação das desigualdades educacionais, melhoria da qualidade social da Educação, promoção humanística, cultural e científica, dentre outras metas.
A propositura contou com pareceres positivos das Comissões de Justiça e Redação e de Finanças e Orçamento, que opinaram pela normal tramitação do projeto.
Condições das vias
Outro ponto abordado na sessão de ontem foram as condições asfálticas das vias da cidade. O assunto foi levado ao plenário pelo parlamentar Diego de Amorim Martins (MDB), o Diegão, que recentemente realizou uma pesquisa com moradores questionando como eles avaliam a cidade neste tema.
O resultado mostrou a insatisfação da população em relação ao tema, que será apresentado hoje para o prefeito Marcus Melo (PSDB). O objetivo do trabalho, disse o vereador, é apontar necessidades e buscar soluções rápidas para o problema, em conjunto com a prefeitura.
Segundo Diegão, sua pesquisa indicou que, de todas as pessoas entrevistadas, 49,3% responderam achar péssimo o asfalto de Mogi; 35,7% consideraram ruim; 12,2% razoável; 2,1% bom e 0,7% ótimo. "Vou levar a enquete para o prefeito, para que ele tome alguma providência e faça algo pelo asfalto da cidade", concluiu o parlamentar. (F.A.)