Até o final de julho, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), está promovendo mostras de desenhos produzidos por crianças e adolescentes. Com o título "Trabalho Infantil, Nem de Brincadeira", as atividades reúnem 520 desenhos produzidos por alunos de seis a 14 anos.
A primeira mostra acontece no Terminal Central e reúne trabalhos elaborados por estudantes da Rede Municipal de Ensino. Já a segunda coletânea está na sede da secretaria e é composta por ilustrações de alunos dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos que atuam no município.
As exposições fazem parte de uma série de ações especiais desenvolvidas desde o mês passado para lembrar o Dia Mundial de Erradicação do Trabalho Infantil. Os desenhos foram produzidos com base no material educativo do Peti: o gibi Turma da Mônica "Trabalho Infantil, Nem de Brincadeira" e o jornal "Aprenda a Dizer Não ao Trabalho Infantil".
No Brasil, 2,6 milhões de crianças e adolescentes trabalham, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2015, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Alguns estão na cidade e podem ser vistas trabalhando como vendedoras nos faróis, engraxates e guardadoras de carros, enquanto outras estão invisíveis, acometidas por árduas rotinas de trabalho doméstico ou atuando em trabalhos insalubres que colocam em risco sua saúde e desenvolvimento.