O Fundo Social de Mogi das Cruzes deu sequência, ontem, às entregas de ração, pelo projeto Tampinha Solidária. No período da manhã, foram contemplados o grupo Thor, que reúne cerca de 20 protetores de cães e gatos em diversas partes da cidade e também outras duas cuidadoras independentes do distrito de Sabaúna.
A primeira entrega aconteceu na avenida Major Melo, na Vila Nova Aparecida, onde reside Reinaldo Tenório de Araújo, um dos membros do Thor. De acordo com ele, o grupo cuida atualmente de 52 animais resgatados da rua.
Após serem retirados da rua, os animais recebem os cuidados básicos de saúde, como vacinação e castração e depois são encaminhados para adoção, com divulgação feita principalmente por meio da página do grupo no Facebook. Os membros do grupo também acabam ficando com muitos dos animais. A eles, o Fundo Social destinou oito pacotes de ração, totalizando 105 quilos de alimento.
A segunda entrega do dia foi para Ana Esmeralda Franco e Souza, que mora em Sabaúna e há muitos anos faz o trabalho de resgate de animais. Ana mantém contato com outros dois cuidadores de Sabaúna e eles sempre se ajudam, dentro do que é viável para cada um.
"O fato de a prefeitura ter esse projeto já é uma grande ajuda, pois lidar com animais, em especial quando eles têm algum tipo de doença, é trabalhoso e caro. Fico feliz em receber e poder distribuir aos outros cuidadores aqui de Sabaúna a ração proveniente desse projeto", pontuou.
Tampinhas
A presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Karin Melo, esteve ontem na Delegacia Seccional de Mogi das Cruzes, para receber a doação de tampinhas plásticas, que foram arrecadadas pela equipe da unidade. Karin foi recepcionada pelo degelado seccional, Jair Barbosa Ortiz, que falou sobre o trabalho com a causa animal na cidade.
"Percebo que aqui em Mogi existe uma atenção especial para a causa animal, com atendimento veterinário gratuito, campanhas públicas de castração e vacinação e agora esse projeto. Infelizmente essa não é uma realidade em todos os municípios", destacou.
Karin lembrou que o Tampinha Solidária é um projeto permanente, portanto doações sempre serão necessárias para que o Fundo Social continue adquirindo pacotes de ração e revertendo-os para protetores independentes, grupos e organizações de cuidadores de animais. Até o momento, já foram destinados 520 quilos de ração pelo programa.
Mais informações sobre o Tampinha Solidária podem ser obtidas pelo telefone do Fundo Social, que é o 4798-5143.