As propostas para implantação de empreendimentos imobiliários e de um polo industrial na região da avenida das Orquídeas, em Mogi das Cruzes, via que completou o corredor Leste-Oeste, ligando ao município de Suzano, vai aumentar a população na região. Com isso, surge a preocupação de demandas de equipamentos públicos, como a instalação de escolas e unidades de saúde. Nesse sentido, o Executivo mogiano estuda sobre esse futuro cenário e como a administração poderá contribuir. Em nota, a prefeitura informou que essas ações dependem da ocupação da área, considerada "gradativa".
Ainda não há data nem empreendimento concreto que será implantado na região, no entanto, a prefeitura destacou que esse desenvolvimento será em médio prazo. "É claro que todo o processo de crescimento virá acompanhado de infraestrutura de serviços, mas isso depende do ritmo de desenvolvimento, que se desenrolará a médio prazo". Quem passa pela via pode ver uma extensa área em aberto, considerada um potencial para espaços multifuncionais, como a integração de áreas habitacionais e industriais.
A avenida corta o bairro da Vila Estação e, por esse motivo, já há a previsão de que os moradores da localidade recebam uma creche com capacidade para atender 195 crianças. De acordo com a administração, a construção do equipamento já está em fase de licitação e seguirá o padrão de atendimento já existente na rede municipal de ensino.