O Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, em Ferraz de Vasconcelos, receberá um investimento de R$ 7,9 milhões para reforma e ampliação. O anúncio veio secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira, em visita ao hospital, que apontou a construção de novos setores.
A novidade é de que a enfermaria pediátrica do hospital terá 25 leitos de internação infantil, sendo um de isolamento, com armários, bancada de apoio e poltronas. Uma reforma no setor de psiquiatria que contará com 13 leitos, sendo um de isolamento e mais a renovação de mobília e equipamentos. Uma recepção com novas lâmpadas, reforma de paredes e um novo sanitário também será construída. A unidade também ganhará a reforma do centro de materiais esterilizados e uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica que terá 11 leitos de internação, restando apenas a contratação de pessoa e a compra de equipamentos.
Germann afirmou que a obra será feita por meio de licitação e já possui previsão de data. "O atendimento para a UTI pediátrica é de 90 dias, do pronto socorro infantil será mais à frente, provavelmente mais três meses, após a reforma. Nas áreas de psiquiatria, será a mesma coisa do pronto socorro, pois depende da reforma, não igual a UTI que não necessita da reforma para começar. Mas até o final do ano, a reforma já estará completa'', concluiu.
Outro anúncio é a ampliação de 10% das vagas para hemodiálise na região, segundo a informação, a partir de agosto, os institutos de Nefrologia de Mogi das Cruzes e de Suzano fornecerão mais 120 vagas extras para atender os pacientes, tendo o total de 1.348 vagas na região.
Hospital Luzia
Durante o anúncio, também foi apresentado um investimento para o Hospital de Clínicas Luzia de Pinho Melo, em Mogi. Segundo as informações, o local receberá um novo acelerador linear, para serviços de radioterapia, que faz parte do plano de expansão do governo federal. O dispositivo está sendo instalado desde junho e deve ser concluído neste semestre.
De acordo com Germann, a União fez uma aquisição de 80 aceleradores de radioterapia, em que 28 são para São Paulo. O secretário afirmou que para realizar a instalação, foi montada uma fábrica em Jundiaí para atender as demandas.
*Texto supervisionado pelo editor.