O Programa Criança Feliz Primeira Infância do Sistema Único da Assistência Social em Mogi das Cruzes (Suas), em parceria com o Centro de Assistência Social Vila Nova União (Cras) e com a Cozinha Comunitária, promoveu, na última semana uma roda de conversa sobre mitos e verdades da primeira infância.
O encontro teve como objetivos esclarecer as famílias já atendidas sobre o tema, apresentar detalhes do programa naquele território e inserir novos grupos para acompanhamento.
O Programa Criança Feliz Primeira Infância foi implantado em 2018 na cidade e, em maio deste ano, expandiu seus trabalhos para o bairro da Vila Nova União. Desde que foi implantada em Mogi, a iniciativa já atendeu cerca de 700 gestantes, crianças de zero a três anos incompletos que possuem cadastro único para os programas de transferência de renda e crianças de zero a seis anos incompletos que recebem o benefício BPC da Loas nos bairros de Jundiapeba, Nova Jundiapeba e Chácara dos Baianos.
Expansão
O trabalho está sendo expandido para a Vila Nova União que, para a roda de conversa, recebeu a educadora da Secretaria Municipal de Saúde, Cacilda Belinello, que abordou os mitos e verdades da primeira infância de forma lúdica e interativa, permitindo a participação as mães para a troca de informações e esclarecimentos de dúvidas.
"A participação de outras secretarias é fundamental para o sucesso do Programa Criança Feliz, que tem como um dos seus pilares a articulação intersetorial. Afinal, o desenvolvimento da criança depende de um conjunto de ações e investimentos nas mais diversas áreas", explica a secretária municipal de Assistência Social da Prefeitura de Mogi, Neusa Marialva.