De acordo com historiadores, o Cocuera foi o primeiro bairro mogiano a receber imigrantes japoneses, o que faz com que a região esteja diretamente ligada à história de Mogi das Cruzes. Mais de um século depois, a região continua identificada com o município e famosa por seu potencial na agricultura.
Um dos principais festivais da cidade, o Furusato Matsuri, é realizado anualmente e atrai milhares de visitantes. Para se ter ideia do tamanho do evento, a expectativa para o ano passado era de que 18 mil pessoas passasem pelo local.
A comunidade agrícola do Cocuera completa cem anos de instalação no bairro. Com isso, um dos objetivos anunciados no ano passado pelo prefeito Marcus Melo (PSDB) é continuar apoiando o setor. "Isso demonstra a força da atividade agrícola na cidade. Vamos fortalecer os produtores, dar apoio às estradas vicinais e intensificar a iluminação pública", afirmou na oportunidade.
Nos últimos anos, a região de Cocuera vem recebendo importantes investimentos em infraestrutura. A rodovia Mogi-Salesópolis, que corta esse parque industrial, foi duplicada e passou a oferecer melhores condições de transporte e segurança, tanto para veículos de passeio quanto para ônibus e caminhões. As companhias instaladas na localidade contam com suprimento de gás natural e energia, além de linhas de ônibus capazes de garantir o transporte de funcionários.
Segundo a administração municipal, três grandes empresas a NGK, de velas de ignição, a Kimberly-Clark, de produtos de higiene, e a Gerdau Aços Especiais acreditaram no potencial de Cocuera e hoje colhem os frutos por terem instalado plantas produtivas em um local privilegiado. As três empresas contam com mão de obra de qualidade e estão sediadas ao lado de uma rodovia que oferece ótimas condições de tráfego e transporte de cargas. (F.A.)