A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC) recebeu pela terceira vez consecutiva o Selo de Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho. A certificação, concedida pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), é entregue desde 2016 para a unidade e coloca o setor entre os mais bem avaliados de todo o país e que garante a segurança do paciente.
Na prática, o selo emitido pela AMIB por meio do programa EPIMED Solutions, leva em consideração diversos resultados e processos, como as ações rigorosas para manter baixos os índices de infecção hospitalar e mortalidade na UTI. De janeiro a maio, a unidade de cuidados intensivos do HMMC recebeu 112 pacientes. O índice de satisfação do setor, medido pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), indicou um percentual de 100% de satisfação no período.
De acordo com a coordenadora da UTI, a enfermeira Samantha da Cruz Ferraz, a certificação é o reconhecimento do trabalho desempenhado por toda a equipe que atua no setor. "Utilizar os indicadores para uma melhor gestão é o foco do HMMC. A qualidade é percebida nos resultados dos serviços prestados e na excelência do bom atendimento", destacou.
O selo comprova que a UTI do HMMC gerencia os indicadores de qualidade e desempenho em consonância com a Resolução da diretoria Colegiada número 7 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). "Trabalhamos sempre para aprimorar cada vez mais nossos resultados, reduzindo os índices de infecção hospitalar, de mortalidade e para manter uma UTI cada dia mais segura e eficiente. Essa certificação nos motiva a continuar neste caminho e buscar a excelência na assistência e serviço prestados aos nossos pacientes. O selo coloca a UTI do HMMC entre as de alta performance do Brasil", acrescentou.