O secretário de Serviços Urbanos de Ferraz de Vasconcelos, Neudir Ferreira da Rocha admitiu erros na fiscalização da operação tapa-buracos na cidade realizada pela empresa CenterLeste. Segundo ele, a pasta não tem pessoal suficiente para acompanhar de perto o trabalho de manutenção. Na prática, o cumprimento do contrato de 120 dias contados a partir de 14 de maio deste ano, no valor de R$1,5 milhão ocorre por amostragem.
A declaração do secretário de Serviços Urbanos aconteceu durante reunião com um grupo de vereadores anteontem na câmara. Na realidade, Neudir Ferreira compareceu ao Legislativo por força de um requerimento aprovado no início de maio. A convocação partiu do vereador, Renato Ramos de Souza (Cidadania), o Renatinho Se Ligue. Aliás, na audiência, o parlamentar fez críticas contundentes à falta de fiscalização de serviços contratados em geral.
Para ele, não tem sentido o governo municipal licitar uma obra, pagar o compromisso em dia e depois não acompanhar o processo de execução da mesma. No fundo, a cobrança de Renatinho Se Ligue não se restringiu apenas a operação tapa-buracos nas principais vias públicas da cidade, mas também em relação á questão de falhas habituais na área de iluminação pública. "Na verdade, não adianta trocar uma lâmpada e dois dias depois o local ficar às escuras como vem acontecendo", diz.
Na tentativa de melhorar o tapa-buraco, a administração estuda alterar o modelo de contratação, isto é, pretende comprar a massa asfáltica e terceirizar somente a mão de obra. A nova ata pode custar em torno de R$3 milhões. O Executivo planeja ainda privatizar o trabalho de zeladoria. Além disso, o governo local almeja fazer um concurso público, o que inclui a contratação de servidores para o setor de serviços urbanos. Por outro lado, não está descartada a criação de equipes de trabalho próprias para o fechamento de buracos.
Presentes
Além de Neudir Ferreira, também estiveram no Legislativo os secretários de Governo, Lucas Pimenta, da Fazenda, Silvana Francinete da Silva e de Assuntos Jurídicos, Bruno Daniel da Silva da Oliveira. Por parte da Câmara Municipal, além de Renatinho Se Ligue, participaram da audiência o presidente, Agílio Nicolas Ribeiro David (PSB), Claudio Roberto Squizato (PSB) e Flavio Batista de Souza (PTB), o Inha.