Renovar a carteira de motorista sem ir ao Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) já é uma realidade para sete cidades do Alto Tietê. Solicitado pelo portal, o serviço de renovação simplificada reaproveita a última coleta biométrica do cidadão (foto, assinatura e digitais) e emite automaticamente a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), sem envolver unidades de atendimento, modernizando o processo e reduzindo a demanda presencial. Os municípios de Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Arujá, Guararema, Santa Isabel e Biritiba Mirim são os selecionados pelo Detran para usufruir do novo sistema.
Para receber o documento em casa, basta agendar os exames médico e psicotécnico no site detran.sp.gov.br, ir à clínica e pagar a taxa de emissão e de envio pelos Correios. O valor total é de R$ 54,77. "Antes, o motorista tinha de se deslocar três vezes até uma unidade do Detran de São Paulo para confirmar os dados e a biometria, retornar com o laudo médico e, por fim, retirar o documento. Agora isso acabou", explicou Jânio Loiola, diretor de Atendimento ao Cidadão do Detran.
O serviço está disponível para condutores com CNH A (moto), B (automóvel) e A/B. Juntas, essas categorias representam 82% do total de 24 milhões de habilitações registradas no Estado. Já a renovação corresponde a mais de 50% dos serviços de CNH realizados nos postos do Detran. Ao todo, são cerca de 300 mil renovações mensais.
Está apto à renovação simplificada, quem tem CNH vencida ou a vencer em 30 dias, com foto e em situação regular (não estar suspensa ou cassada). Se houver necessidade de alterar dados (nome de casado, endereço, entre outros), bem como de nova coleta biométrica, ou caso o sistema identifique algum impedimento, o processo deverá ser efetuado presencialmente. Gradativamente, essa inovação será expandida a todo o Estado e deverá chegar a Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e Salesópolis. No total, o Detran disponibiliza 43 serviços de forma online em seu portal.