A Lei Municipal 26/2017, que proíbe o uso de canudos plásticos comuns em Mogi das Cruzes, entrou em vigor na segunda-feira passada e as grandes redes de fast food já começaram a se adaptar às novas regras. A medida proposta pelos vereadores Otto Rezende (PSD) e Fernanda Moreno (PV) foi aprovada na câmara.
A tendência é mundial e já atingiu todo continente europeu. Na quinta-feira passada a lei estadual que proíbe o fornecimento de canudos plásticos em todo o Estado foi aprovada na Assembleia Legislativa de São Paulo. 
A marca Habib's afirmou à reportagem que todos os canudos utilizados na rede alimentícia já são feitos de material biodegradável. "Nós nos antecipamos e já realizamos a troca do modelo de canudos para os 100% biodegradáveis para todas as bebidas - refrigerante, suco e milkshake", explicou a assessoria da marca. Ainda de acordo com o Habib's, desde o começo do ano a mudança já é válida para mais de 500 lojas dos restaurantes Ragazzo e Tendall Grill, que pertencem à marca.
A rede de fast food Bob's também alegou que todos os canudos plásticos comuns já foram substituídos pelos biodegradáveis no ano passado. "Além de reciclável, o canudo é certificado internacionalmente pela OPA, autoridade nos assuntos relacionados aos plásticos biodegradáveis por processo de oxidação".
Outra rede, o McDonald's, confirmou que desde o ano anterior retirou as canudeiras dos restaurantes e deixou de entregar canudos plásticos em todos as suas lojas nacionais.
Multas
Desde o dia 17 todos os estabelecimentos que descumprirem a legislação estarão sujeitos a multas que podem chegar a R$ 9.573,85 (55 Unidades Fiscais do Município - UFMs).
*Texto supervisionado pelo editor.