Aos poucos, a Prefeitura de Mogi das Cruzes vai revelando os planos estruturais para receber a unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc), prevista para ser instalada onde atualmente se encontra o Centro Esportivo do Socorro. Ainda não há data para a implementação do serviço. Um dos pontos que mais preocupa os moradores daquela área é em relação à mobilidade urbana, tanto que a administração municipal já elaborou as futuras mudanças que o local irá sofrer.
As principais alterações planejadas acontecerão nos dois retornos existentes na via. O acesso mais próximo ao centro esportivo será utilizado para dar acesso à rua Rogério Tácola, que passará a ter mão única, assim como a rua Antonio Vergaças, ou seja, as duas ruas que cercam o centro esportivo criarão um corredor no entorno do novo Sesc.
Já o acesso na praça Paulo Vaz Romero, utilizado hoje como rotatória em ambos os sentidos, será utilizado para os motoristas que estão circulando no sentido bairro-centro e desejam acessar a outra pista da avenida, além dos veículos que deixam a região do Mogi Shopping pela rua João Batista Belda.
Além disso, segundo a prefeitura, para melhorar a circulação dos veículos, será implantada uma faixa adicional na avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, na região da praça.
Uma das principais reclamações dos moradores da região está relacionada ao grande número de veículos estacionados nas vias laterais do Centro Esportivo, principalmente em dia de jogos. A Secretaria Municipal de Transportes ainda não detalhou se promoverá a proibição do estacionamento de veículos nas duas ruas no entorno do Sesc.
Futuramente
Outra ação que irá impactar o trânsito na região do Centro Esportivo do Socorro é o Programa Mogi Ecotietê, que tem na mobilidade urbana um de seus eixos. O projeto prevê a construção da avenida Parque (Corredor Ambiental Ecológico Sustentável - CAES), um sistema de vias e intervenção urbanística em Cezar de Souza.
*Texto supervisionado pelo editor.