A partir do mês de junho, Mogi das Cruzes será novamente contemplada com um curso de narração de histórias, realizado pela organização social Arte Despertar, em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A atividade será realizada sempre aos sábados, entre os dias 15 junho e 20 de julho. As inscrições devem ser feitas pessoalmente no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, de terça-feira a sábado, das 8 às 18 horas.
O objetivo do curso é trabalhar a potencialidade das narrativas de literatura oral como uma ferramenta de aproximação, comunicação e expressão. O conteúdo programático abordará os vários tipos de histórias - como lendas, mitos, fábulas, história de origem, contos de fadas, entre outros; a relação com a música; abordagens para se contar uma história; técnicas de interpretação, oralidade e improvisação; e o papel do narrador de história ao longo da história universal.
Comandado por uma dupla de experientes narradores de história, o curso apresentará fundamentos, técnicas e benefícios de se trabalhar a narrativa oral, assim como a relevância da contação de histórias para o autoconhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades.
Serão, ao todo, 24 horas de curso, divididas entre seis aulas teóricas e práticas, com duração de quatro horas cada. As atividades são gratuitas, abertas ao público em geral, e as vagas restritas a 25 alunos. O projeto é realizado no âmbito do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Estado da Cultura, com patrocínio da Bexp, Curaprox, JSL, Track & Field e Vidroporto.
A Arte Despertar é uma organização social sem fins lucrativos, fundada em 1997, que atua nas áreas de saúde e educação, com o objetivo de despertar o que há de melhor no ser humano.
Utilizando a arte como instrumento de comunicação e expressão, a cultura no resgate de identidade e histórias de vida, e a educação como elemento fundante, a organização busca propiciar experiências que criem conexões e vínculos significativos entre as pessoas.
Desenvolvimento
Com ações voltadas para o desenvolvimento humano com foco em competências socioemocionais, a instituição entende que é preciso olhar o indivíduo de forma integral para que ele consiga desenvolver uma consciência de si, do outro e do ambiente.
Essas ações acontecem por meio de projetos sociais e prestação de serviços em instituições de saúde, e espaços educativos e culturais da cidade de São Paulo. Em 21 anos, mais de 550 mil pessoas foram impactadas.
O telefone para informações é o 4798-6988