A Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo prorrogou, até o dia 15 de julho, o prazo para que os mogianos façam consultas e deem sugestões para a minuta do anteprojeto de lei do Plano Diretor de Mogi das Cruzes. Há uma página com todas as informações sobre o processo de revisão do Plano Diretor no site da prefeitura.
No dia 29 de abril, a administração disponibilizou em seu site a minuta do anteprojeto de lei para as consultas da população, com prazo de 45 dias. Neste período, foram apresentadas 20 sugestões de forma eletrônica. Após o novo prazo para a apresentação de contribuições para o Plano Diretor, o próximo passo da Secretaria de Planejamento será a realização da audiência pública sobre o tema, que acontecerá no dia 20 de julho, às 9 horas, no auditório da prefeitura.
A revisão do Plano Diretor deverá passar ainda por deliberação pelo Conselho Municipal da Cidade (ConCidade) e, em seguida, será encaminhada na forma de projeto de lei complementar à câmara. O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, lembra que o processo de construção do Plano Diretor é marcado pela transparência e participação popular. Desde 2017, foram realizadas mais de 50 reuniões com a população, em diversos bairros.
Rodrigues explicou que a última atualização do plano ocorreu em 2006, mas de lá para cá a cidade e o mundo passaram por mudanças significativas. "Mogi vive um processo dinâmico de transformação e o plano deve ser um instrumento atualizado, que estimule e promova o desenvolvimento econômico e social da cidade", explicou.