A Secretaria do Estado de Educação já definiu os substitutos temporários das dirigentes de ensino que foram exoneradas na terça-feira passada. De acordo com a pasta, em Mogi das Cruzes a responsável será Fernanda Maria Carlini e, em Suzano, será Wilson Carlos Ribeiro. Ambos devem ficar no cargo até que haja uma nova contratação por meio do processo seletivo que se encerra no dia 28 de junho.
A Diretoria de Ensino de Suzano também abrange Ferraz de Vasconcelos, e a de Mogi atende também os municípios de Salesópolis e Biritiba Mirim. Em Mogi, o cargo era ocupado por Araci Nunes Camargo e em Suzano, Vera Lúcia Miranda estava à frente da direção. Em todo o Estado, 26 profissionais foram exonerados pela falta de adequação no cargo. Outros oito dirigentes deixaram o comando por motivo de aposentadoria.
Segundo a Secretaria de Educação, as substituições não vão interferir negativamente nos planejamentos educacionais do Alto Tietê. "Em relação à Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano, tudo segue como já estava organizado com a antiga dirigente. Nenhum aluno e familiar ficará sem suporte", explicou a pasta se referindo ao atentado ocorrido na unidade em 13 de março, deixando nove mortos.
No entanto, a mãe de uma aluna da escola, Nadja da Silva, de 45 anos, discordou da afirmação. "Eu estou muito triste com essa tomada de decisão do Estado, a Vera já me acolheu muito em relação a problemas que eu já tive com a minha filha na escola. É preciso que profissionais bons sejam mantidos na direção da Raul Brasil", lamentou.
*Texto supervisionado pelo editor.