O secretário de Estado da Saúde de São Paulo, José Henrique Germann Ferreira, afirmou ontem que pelo menos mais 47 profissionais atuarão em Suzano até o fim de junho com a previsão de realizar mais de 40 mil atendimentos. Segundo o chefe da pasta, serão contratados mais 41 psicólogos clínicos e seis psicólogos escolares. As vagas já haviam sido anunciadas e de acordo com o secretário, o profissionais estão passando por um processo seletivo iniciado no dia 29 de maio com fases de exames e seguirão amanhã com uma prova.
Os resultados dos testes ficarão prontos no dia 14 e poderão decidir o rumo dos profissionais que podem começar a trabalhar em Suzano até o final deste mês. Os selecionados serão alocados em serviços públicos de saúde e educação, incluindo a própria Escola Estadual Professor Raul Brasil, a Diretoria Regional de Ensino e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Suzano. Os psicólogos passarão por capacitação para atendimento à demanda local e definição de projetos terapêuticos singulares, conforme a necessidade de cada paciente.
Desde o começo o Estado vem procurando auxiliar os alunos da instituição e os moradores do município. No dia 13 de março, a Secretaria da Saúde havia enviado profissionais de Psicologia e Psiquiatria a Suzano para apoio às vítimas da tragédia. Desde então, têm ocorrido ações integradas de assistência psicológica a alunos, professores e funcionários da escola de Suzano.
No entanto, em coletiva, o secretário de Educação do Estado, Rossieli Soares da Silva afirmou que 20 alunos haviam deixado a instituição e oito funcionários haviam pedido licença médica e continuam afastados até o momento. (N.T.)
Texto supervisionado pelo editor.