A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou ontem que a avenida das Orquídeas receberá na próxima semana a empresa EDP para realizar a ligação de energia elétrica no local. A data coincide com a abertura que o prefeito Marcus Melo (PSDB) havia confirmado no mês passado. No entanto, o secretário de Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira, e a prefeitura informaram que o dia de inauguração só será confirmado após a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) emitir o Licenciamento de Operação (LO) que está sendo analisado.
A obra, que já atingiu cerca de 90% da sua conclusão, está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Obras, que informou que estão sendo finalizados o assentamento de guias e as intervenções de limpeza.
O secretário Teixeira explicou o processo das três etapas que foram e estão sendo realizadas pela Cetesb. "São três passos de licenciamento, um que é a Licença Prévia (LP), na qual se planeja a obra antes de ser iniciada; a outra é a Licença de Instalação (LI) que é realizada durante a construção e, por último, a Licença de Operação (LO), que visa a pós-construção. Nós estamos na última etapa e precisamos agora aguardar a Cetesb autorizar'', afirmou.
Ele também comentou sobre a Cetesb ter feito um pedido de documentos complementares para a LO, explicando que os documentos já haviam sido entregues em uma forma física, porém, a companhia está em transição do físico para o digital e pediu a atualização.
Teixeira afirmou que caso a Cetesb precise fazer mais análises nos documentos e no local, a prefeitura pode reprogramar a data, mas garante que isso não irá ocorrer, pois a obra visa melhorar a qualidade de vida da população mogiana e suzanense.
* Texto supervisionado pelo editor.