Com o intuito de mostrar às crianças a importância da diversidade cultural, a Creche Subvencionada Joaquim Vicente da Silva, localizada no Parque Marengo, em Itaquaquecetuba, realizou nos últimos dois meses o Projeto Nações. Foram apresentados diferentes costumes, brincadeiras e comidas de outros países e sua relação com o que há no Brasil.
A atividade teve à sua frente como diretora e coordenadora, Maria de Fátima Ferreira da Silva Santos e a equipe formada por Geane Francisca da Silva e pelas auxiliares de sala - Andressa Souza Dias, Debora Távora de Oliveira, Fabiana Gonzaga da Silva, Lilian Crisóstomo da Silva e Tamiris Maria da Silva. O público-alvo foram os alunos da Educação Infantil I, II, III e IV, os quais desenvolveram áreas do conhecimento, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nos campos de experiências, como "O eu, o outro e o nós - espaços, tempos, quantidades relações e transformações - corpo gestos e movimento - traços sons, cores e formas". Tudo isso em cumprimento do Direito de Aprendizagem: explorar, expressar e participar.
De acordo com a diretora Maria de Fátima, o objetivo da ação foi estimular a criança a conhecer novas culturas e costumes. "Fazemos isso para que ela saiba que existem outras nações onde habitam crianças como elas e que têm costumes e viveres semelhantes ou com valores que se primam de grande importância e muitos outros questionamentos que fazem parte deste mundo rico em cultura em sua diversidade de cores, culinária vestimenta, musicalidade e brincadeira. Esse convite é mais que especial para cada sala abordar o tema de acordo com cada idade e, neste enredo, dar oportunidade para o diferente e lúdico que se envolve em brincadeiras e saberes que enriquecem nossas crianças diante desta vasta riqueza cultural", disse.
Foram realizadas rodas de conversas, cartazes, contação de histórias e lendas, brincadeiras com movimento, canto de músicas típicas, apreciação culinária pratos típicos, confecção de artesanato brinquedos e roupas típicas, pintura e colagem, amostra cultural de trabalhos realizados, apresentação de dança e desfile cultural.
Maria de Fátima disse ainda que o projeto foi estendido a todas as salas, porém adaptado de acordo com o seguimento. "No berçário trabalhamos a África com contagem de histórias e musicalização e fizemos uma abordagem em cima de uma problemática focada na afetividade, como afagos e afetos, pois dentro das salas havia crianças mordendo e batendo, então entramos com a proposta do carinho, amizade, brincar, dividir, expressar," concluiu Maria de Fátima.