Representantes do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) embarcam para a China na próxima segunda-feira numa viagem de dez dias para tratativas de viabilidade com o governo local para o funcionamento de escritórios da região em municípios chineses, assim como para acordos de cidades-irmãs e visitas técnicas em empresas nas áreas de segurança e tecnologia.
O Conselho de Prefeitos do Condemat será representado pelo seu presidente, Rodrigo Ashiuchi (PL), prefeito de Suzano; a 1ª tesoureira, Fábia Porto (PRB), prefeita de Santa Isabel; o vice-prefeito de Mogi das Cruzes, Juliano Abe (MDB), representando o prefeito Marcus Melo (PSDB); e Juvenal Fernando Penteado, representando o prefeito José Luiz Monteiro (MDB), de Arujá.
As tratativas com o governo da China são articuladas por meio da Câmara Geral de Empresários Chineses no Brasil. Na comitiva, também estarão o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Mogi das Cruzes, Clodoaldo Aparecido de Moraes; o presidente da Câmara Municipal, vereador Sadao Sakai (PL); o vereador Jean Lopes (PCdoB); o diretor e o vice-diretor do Ciesp Alto Tietê, José Francisco Caseiro e Renato Torquato Rissoni; e os empresários José Artur e Bruno Pagan, da indústria Carbinox; Sidemir Inácio, do Grupo Padrão; Leonel Zeferino, da Predial Suzanense; Paulo Quintanilha de Almeida, da Quintanilha Enterprises; e Thiago Lara, da Alta Vista Investimentos.
Na programação estão previstas uma série de reuniões oficiais com representantes dos governos de Zhengzhou, capital do Estado de Henan, e de Hangzhou, capital do Estado de Zhejiang, onde já tramitam cartas de intenção para Termos de Cooperação Técnica que contemplam escritórios de representação do Condemat nestes municípios.
"A China é uma das maiores potências mundiais e tem interesse em investir no Brasil. Já existem tratativas com o governo de São Paulo para um escritório no país e o Alto Tietê chamou a atenção dos chineses pelas características de desenvolvimento dos municípios - com destaque para o setor industrial - e a articulação regional existente através do consórcio", destacou o presidente do Condemat, Rodrigo Ashiuchi.