A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) emitiu ontem a Licença de Operação (LO) da avenida das Orquídeas, via que faz parte do Corredor Leste-Oeste, ligação entre as cidades de Mogi das Cruzes e Suzano para desafogar o tráfego saturado da rodovia Henrique Eroles. Mesmo com o aval positivo, ainda não há uma data definida para a inauguração do espaço.
Apesar da obra estar pronta desde o último dia 15, a emissão da LO para liberar o tráfego na via era aguardada desde o dia 4, data em que o Executivo mogiano enviou os documentos solicitados. A novidade foi revelada ontem pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, durante visita no Parque Natural Municipal Francisco Afonso de Mello - Chiquinho Veríssimo.
Em relação à inauguração da via, que deve ocorrer juntamente com a liberação do Corredor Leste-Oeste, o vice-prefeito Juliano Abe (MDB), que recebeu Penido, acredita que o prefeito Marcus Melo (PSDB) deve se reunir com o governador João Doria (PSDB) para agendar uma data para a inauguração. "Tenho absoluta certeza que ambos vão se reunir e decidir um dia muito próximo para o funcionamento dessa avenida tão esperada", adiantou.
Desde o início do mês, a reportagem questionou a Cetesb sobre a emissão da LO, no entanto, a companhia dizia que o documento estava em análise e não havia previsão de quando seria entregue. O chefe da pasta estadual foi questionado sobre esse período de análise e destacou que não houve demora para a liberação. "A documentação enviada pela Prefeitura de Mogi é muito boa e não houve demora, visto que o pedido da LO entrou no dia 4 de junho e foi liberado hoje (ontem). Foi um prazo de 20 dias para essa liberação, o que é uma recomendação do governador. Se temos prazo, temos de cumprir", garantiu Penido.
Por ser uma obra de grande porte, foi preciso dividi-la em etapas. A primeira parte foi a recuperação da avenida Tenente Onofre de Aguiar. Depois, a da avenida Guilherme George e, por último, a conclusão da avenida das Orquídeas, que é uma nova via de ligação entre os distritos de Braz Cubas e Jundiapeba, paralela à avenida Lourenço de Souza Franco, que será responsável por desafogar o trânsito de veículos entre os dois bairros.
Também estiveram presentes no evento de ontem, no parque Chiquinho Veríssimo, o chefe de Gabinete, Romildo Campello, o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, e os vereadores Pedro Komura (PSDB) e Fernanda Moreno (PV).